Resenha – Um Amor Para Recordar

Confesso que nunca fui um cara muito fã de coisas excessivamente românticas, que ao meu ver fogem da realidade existente no mundo em que vivemos. Contudo, essa grandiosa obra de Nicholas Sparks é capaz de prender a atenção até mesmo dos leitores mais frios e racionais que possam existir, tamanho é o impacto causado pelo romance no público que o acompanha.

A história é narrada em primeira pessoa por Landon Carter, um senhor com seus 57 anos que resolve contar a sua primeira e única história de amor vivida há 40 anos atrás com Jamie, seu único e verdadeiro amor, que conheceu em seus tempos de escola. Para isso, Landon vai para o ano de 1958, na pequenina cidade de Beufort situada na região litorânea da Carolina do Norte.

Naquela época, Landon era um aluno do colegial que procurava andar com a rodinha dos caras “populares” na escola. Para ele, não importava mais ninguém que não fosse da sua turma naquele colégio.

Jamie, por sua vez, era uma garota extremamente tímida e simples, daquelas tão recatadas que passam despercebidas pela sociedade em geral. Usava saias longas e um casaco que aparentava ser maior que ela em seu corpo. Filha de pastor, andava com a Bíblia aonde quer que ela fosse.

Landon e Jamie estudavam juntos porém nunca haviam se aproximado um do outro, talvez pelo simples fato de serem completamente opostos em formas de pensar e agir totalmente diferentes. Mas o Destino sempre se encarrega de unir duas pessoas por meio de uma maneira inusitada: no último ano do Ensino Médio, Landon  resolve assistir as aulas de arte dramática no intuito de fugir das aulas de química. Por conta disso ele acaba se aproximando de Jamie, no qual protagonizará juntamente com ele  o papel principal de uma peça teatral.

A partir daí, nasce uma forte amizade entre os dois que com o passar do tempo torna-se um amor fortíssimo, que vai além dos limites. Landon, que era um rapaz totalmente sem escrúpulos, se transforma de uma forma incrível por causa do amor vivo com Jamie! Ele se torna uma pessoa melhor, menos nervosa e egoísta. Tudo isso é fruto do carinho e fé demonstrada por Jamie.

Entretanto, algo terrível está acontecendo por trás desse amor: Jamie está morrendo. Uma Leucemia está lhe matando e o avanço da doença já se encontra irreversível. Landon se assustou muito quando soube da notícia, entretanto a adversidade só serviu para o sentimento de um pelo outro tornar-se mais forte.

O sofrimento do casal, a união e a luta demonstrada por eles diante de tamanha dificuldade são um exemplo para toda a sociedade contemporânea, que desde o surgimento de suas respectivas civilizações  vive um egoísmo sem limites. Landon e Jamie demonstram que por meio do amor e da união toda e qualquer barreira pode ser vencida, ou pelo menos amenizada.

O final da história é muito triste, porém belíssimo e surpreendente. Vale a pena ler. Nicholas Sparks buscou expressar por meio do romance a busca pela Fé, o Amor Verdadeiro que um casal pode vivenciar e a caridade como virtude humana.

Ah, e corações sensíveis correm o risco de se derramarem em pranto com a história. Portanto, caro leitor, lencinho do lado da poltrona, hein?!

Anúncios

Participe do debate!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s