Terça De Quadrinhos – Calvin & Haroldo

Eis uma HQ que nos inicia em um mundo observado por uma criança mega fantasiosa e que possui um tigre de pelúcia como melhor amigo e companheiro. Nada mais do que normal nesse contexto, mas o mais legal aqui é que, quando ninguém está vendo, o garoto imagina o tigre de verdade e esse não é só inteligente, como falante e representa a parte racional das tirinhas, já que o nosso protagonista humano representa a parte passional. Ok que tem lá seus momentos racionais, mas com enormes pitadas sarcásticas e de personalidade forte.

Calvin é uma criança moralmente normal, com suas absurdas convicções infantis, fantasias criativamente exageradas e discurso éticamente rebelde. Haroldo é o tigre com participações fantásticamente filosóficas, discurso socialmente pontual e características assombrosamente humanas. Esses são os personagens principais dessa HQ que engloba tirinhas de cunho socio-políticas-culturais e que poderiam ser muito bem utilizadas em sala de aula ou mesmo no meio de um contexto familiar, onde o pai compra para o filho, para que esse seja apresentado a uma crítica cínica sobre como é a vida de uma criança em idade inicial escolar. Aparecem também o pai e a mãe e a coleguinha Susie

Bill Watterson é o criador dessa tirinha que inicialmente era publicada em jornais e que depois tomou o gosto popular pelo mundo inteiro, sendo publicado no Brasil pelo jornal “Estado De São Paulo”. Calvin & Haroldo teve seu início em 1985 e parou de ser publicada pelo autor no ano de 1995 e durante esses 10 anos, as tiradas geniais de Haroldo e o humor ácido de Calvin apresentaram um mundo envolvente que uma criança de 6 anos é capaz de conceber quando não há limites para sua imaginação, seus questionamentos e interpretações do que é o mundo a sua volta.

“Tem Alguma Coisa Babando Embaixo Da Cama” é o 3º volume de álbuns que englobam as tirinhas da dupla e possui histórias que se desenvolvem em uma página até. Os quadrinhos seguem, de acordo com ações ou repercussões de pensamentos de Calvin, um enredo que pode nos fazer refletir sobre muitas coisas. De forma algum considero tais quadrinhos como um entretenimento infantil, ele é bem formatado para adultos também. Vale como dica de leitura tranquilamente.

Participe do debate!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s