Resenha – Botinada, a Origem do Punk no Brasil

BotinadaVocê sabe o que foi o movimento punk? Não? Então pode ficar tranquilo, pois neste assunto você faz parte do grupo conhecido como “imensa maioria”. Grupo este que inclui, inclusive, muita gente que fez parte do “movimento” e nem sabia o que estava fazendo ali.

Botinada é um documentário, feito pelo brasileiro Gastão Moreira, que responde esta e outras questões pelo lado brasileiro (e principalmente paulista) da história. Com base em entrevistas com figuras marcantes da época e imagens de shows (ou brigas), o diretor conseguiu contar perfeitamente a história do punk brasileiro, sem nunca julgar ou tentar atribuir mais valor do que o movimento realmente teve.

Os depoimentos são sinceros, abertos e mostram com uma riqueza marcante de detalhes o que aconteceu no período do final dos anos 70 e início dos 80, entre São Paulo, ABC Paulista e Brasília, e que ficou conhecido como o movimento punk brasileiro. A música está lá o tempo inteiro, a política faz algumas participações, mas o espírito original do punk pode ser visto em todos os depoimentos e nas falas dos entrevistados: contra tudo e contra todos. A rebeldia contra a forma como as coisas funcionavam era uma das poucas características em comum entre os que viveram a época.

Para quem conhece bandas punk clássicas brasileiras, assistir ao documentário é sentir-se em casa. Estão lá Inocentes, Olho Seco, Cólera, Ratos de Porão e todos os que deram início à tradição, representados pelos seus principais integrantes. Para quem não conhece, é interessante destruir alguns preconceitos (e confesso, confirmar alguns) ao conhecer as pessoas por trás de um “movimento” que foi sempre apresentado pelos meios de comunicação em imagens superficiais.

Botinada só não deve ser recomendável para quem não suporta o punk rock, que é obviamente a trilha sonora do documentário inteiro. Para todos os outros que se interessam por esta história, pelo rock, pela música no Brasil e por histórias reais diferentes do que se vê no dia a dia, podem mergulhar.

Anúncios

Participe do debate!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s