5 às 5ªs – Livros para crianças/adolescentes.

Aproveitando a semana das crianças, fiquei com aquela vontade de listar alguns livros que li quando criança ou mesmo quando já adolescente e ainda um livro infantil que li recentemente e gostei muito. Tentei me lembrar de um específico que minha mãe leu quando eu era bem pequeno, quando estava aprendendo a ler. Era um livro sobre uma girafinha falante ou fofoqueira, mas não me lembrei do nome, só me lembro que foi um dos 1ºs que tive contato e me trás boas recordações.

1 – O Pequeno Príncipe – Antoine De Saint-Exupéry: livro de miss e livro infantil são algumas indicações para tal obra. Eu posso dizer que quando o li, fiquei me questionando se quando alguém o lê, acredita mesmo nesses “adjetivos”. Assim como a minha 5ª escolha (que está mais à frente), O Pequeno Príncipe possui mais do que podemos imaginar a priori. Não era minha escolha de cara, exatamente por isso, pois muita ideia depreciativa se faz do livro, mas está aqui porque conta a historia de uma criança, cheia de sonhos, de criatividade, sem qualquer limite. Como um pequeno filósofo que a vida não podou a imaginação, a simplicidade, as virtudes e a inocência;

2 – Robin Hood – Howard Pyle: desde pequenino, sempre gostei muito de aventuras e tinha alguns heróis que ficava imitando. É certo que minha visão, atualmente, dos heróis é bem diferente da visão que tinha quando criança, mas posso dizer que continuo fã de alguns deles e Robin Hood sempre esteve entre meu imaginário como “exemplo a ser seguido”, no que tange em defender os fracos e oprimidos. Li o livro quando era um adolescente entre 09, 11 anos e me recordo muito bem que a edição começava com um garoto matando um veado na floresta e homens do rei queriam prende-lo. Várias edições saíram, muitas versões foram criadas e em outros diversos formatos trabalharam a história, mas o que ainda continua sem mudanças, é que o fora-da-lei de arco e flecha continua roubando dos ricos para dar ao pobres;

3 – Robinson Crusoe – Daniel Defoe: outra história de aventura que guardo muito bem na memória. Dessa vez não há um herói que luta pelo bem dos outros, mas temos um sobrevivente e esse tipo de enredo mexeu bem com a minha cabeça de adolescente. Um cara sobrevive a um naufrágio, está “só” em uma “ilha deserta”, vai vivendo com o que lhe aparece à frente e enfrentando adversidades sejam naturais ou não, conhece um nativo e o chama de Sexta-Feira (o conheceu nesse dia, pelas contas dele) e ambos criam um laço de amizade que os ajudam a passar o tempo e a conviver com a solidão e a encarar os perigos que venham a existir;

4 – Gibis: sou mesmo amante de quadrinhos, colecionava gibis quando muleque, fosse de personagens da Disney, Dc ou Marvel, só não era consumidor da Turma Da Mônica. Estou incluindo “gibis” nessa lista para defender que a leitura deles ajuda mais do que alguns pais ou educadores possam acreditar. O gibi ajuda muito não somente como alternativa de entretenimento, mas também auxilia na construção da criatividade, na formação cultural, no crescimento imaginativo e intelectual, e também no desenvolvimento da língua. Não há gibis com a gramática ou escrita errada, os argumentos são bem escritos, dependendo da faixa etária dos leitores;

5 – A árvore Generosa – Shel Silvertein(adaptado por Fernando Sabino): eis uma historinha graciosamente lindinha e cheia de significado. Conta sobre a amizade e o amor entre uma árvore e um garoto. Ambos vão crescendo, sempre em contato. O tempo vai passando, a árvore sempre dá à ele o que ele pede, deseja e precisa, mesmo com o garotinho se tornando um jovem e logo depois um adulto, mesmo quando a relação passa por momentos diversos, quando o tempo e a vida faz o garoto/rapaz/homem mudar de atitude e prioridades, a árvore continua ali, amando-o e esperando-o, pronta para para deixa-lo feliz.

Participe do debate!

